A Bel Portugal e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciaram o lançamento do Programa Produtores de Leite Limiano, uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade na produção leiteira nacional.

O programa, desenvolvido nos últimos dois anos, aposta em boas práticas de bem-estar animal, sustentabilidade ambiental e valorização do trabalho dos produtores, tendo como objetivo principal aumentar a eficiência das explorações agrícolas num modelo evolutivo.

Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel Portugal, destaca a importância da iniciativa:
"O Programa Produtores de Leite Limiano é um passo essencial para assegurarmos um futuro mais sustentável e rentável para os nossos produtores, promovendo práticas inovadoras que vão beneficiar toda a cadeia de valor do leite em Portugal. Através deste programa, reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e a valorização da produção leiteira nacional, garantindo um impacto positivo tanto para os produtores como para os consumidores portugueses."

Já José Carlos Almeida, Professor da UTAD, sublinha os benefícios estratégicos da iniciativa:
"O Programa Produtores de Leite Limiano visa promover as melhores práticas em bem-estar animal, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores e preservação ambiental. Este objetivo otimiza a eficiência produtiva, promove práticas sustentáveis sem aumentar custos, motiva os recursos humanos e aumenta a rentabilidade das vacarias. A produtividade eficiente, sustentável e ética melhora a imagem do leite e estimula a sua procura. O programa valoriza a cadeia produtiva e proporciona benefícios económicos, sociais e ambientais para todos os envolvidos."

Entre as metas da iniciativa estão o fortalecer a relação com os produtores de leite e reconhecer o seu trabalho; implementar boas práticas ambientais e de bem-estar animal; fomentar a melhoria contínua e a inovação e assegurar a qualidade do leite. A abordagem do programa está alinhada com princípios de agricultura regenerativa, promovendo um modelo produtivo mais equilibrado e sustentável.

Atualmente, a marca Limiano trabalha com 34 produtores de leite no Norte do país. Um dos exemplos mais emblemáticos é o de Adelaide Carneiro, produtora que integra a "família Limiano" desde 1986. O seu percurso começou com apenas uma vaca e, hoje, conta com cerca de 400 animais.