A Águas de Carvalhelhos, empresa centenária de Trás-os-Montes, está a incorporar 30% de rPET (plástico reciclado) em seis tipos de garrafas (0,33L, 0,50L e 1,5L, nas variantes natural e gaseificada).

Esta mudança, antecipada em seis anos face à meta definida pela União Europeia, foi viabilizada pela introdução de sistemas produtivos mais eficientes, como o uso de preformas no fabrico de garrafas.

aguas carvalhelhos novas garrafas rpet 050

“O rPET possui as mesmas caraterísticas que certificam o uso de PET na indústria do setor, mas são necessários menos recursos para o produzir, o que é ambientalmente mais sustentável. A produção deste tipo de plástico reciclado usa, em média, quase menos 60% de energia em comparação com a produção de PET virgem. Ou seja, uma circularidade que poupa o meio ambiente, dado que se evita a exploração repetida de recursos como gases naturais e petróleo, ambos utilizados no fabrico de plástico”, recorda Daniel Soares, administrador da Águas de Carvalhelhos.

Além das novas garrafas, a Águas de Carvalhelhos tem reforçado a sua política ambiental com a instalação de 1.125 painéis fotovoltaicos, que permitem reduzir 165 toneladas de CO₂ por ano, e com a substituição da frota automóvel por veículos 100% elétricos, resultando numa diminuição adicional de 94 toneladas de CO₂ anuais.

carvalhelhos rotulagem

Fundada oficialmente em 1915, a Águas de Carvalhelhos explora aquíferos subterrâneos de elevada qualidade e mantém as suas características organoléticas únicas. A marca oferece ao mercado duas variantes: água mineral natural e água mineral natural gaseificada, esta última destacando-se pelo baixo teor de sódio. Com sede em Boticas, a empresa emprega cerca de 80 colaboradores.