São três as referências, em garrafas de porcelana, feitas à mão no México, que podemos encontrar agora no mercado nacional.

Falamos da tequila KOMOS, que se apresenta com um produto que pretende ser premium e sustentável.

O nome, KOMOS, foi inspirado pelo mítico deus grego da folia, da alegria e da festividade. A trilogia KOMOS redefine uma linha de tequilas premium: Añejo Cristalino, Reposado Rosa e Extra Añejo, produzidas no México, com Agave Weber 100% azul maduro, selecionado manualmente.

Todas as garrafas KOMOS são feitas à mão e foram concebidas para serem continuamente reutilizadas e recicladas, para reduzir a pegada de carbono da cadeia de fornecimento e, simultaneamente, apoiar os artesãos locais mexicanos. O seu valor varia entre os 139 e os 499€.

KOMOS act1 1D

A sustentabilidade é um dos pontos mais importantes na produção da tequila premium e o conceito de “upcycling” (ou seja, reutilização criativa) é um dos focos da marca. A marca sugere que as suas garrafas tenham uma segunda vida após o consumo da totalidade da tequila, como por exemplo, para o serviço de água em restaurantes, bares e na casa dos consumidores ou como peças decorativas, como por exemplo como jarras, velas, copos ou floreiras.

Juntamente com a destilaria mexicana Orendain, a marca está a trabalhar na construção do centro de visitantes com tijolos feitos a partir dos resíduos reaproveitados da produção da tequila. Este local servirá como um centro de ensino para que outros produtores de tequila possam aprender o processo de transformar os seus resíduos em materiais de construção também.

KOMOS upcycling

À medida que a construção avança, a mesma servirá para continuar a fazer tijolos que serão dados para habitação social e outros projetos municipais na região. Os resíduos de bagazo e de vanaza, os resíduos da produção da destilaria, são transformados em adubo para uso na agricultura local, havendo uma contante preocupação com a comunidade local.

«Queremos deixar o local onde a KOMOS é fabricada, melhor do que quando o encontrámos, o que é uma grande inspiração para mim. A sustentabilidade não é apenas importante para mim pessoalmente, ou mesmo apenas para a KOMOS como marca. É um problema e uma oportunidade para nós, como indústria e como sociedade, inovarmos e resolvermos em conjunto», afirma Richard Betts, Komos, Co-Founder, Partner & Co-CEO.

KOMOS impact 08 bricks drying h

A Tequila KOMOS em Portugal tem também um compromisso com a sustentabilidade: todos os clientes Horeca da marca, ao devolverem dez garrafas vazias desta tequila, recebem uma garrafa cheia à escolha. As garrafas recolhidas voltam à origem, no México, para serem reutilizadas, fazendo assim parte do processo de “upclycling”.

As garrafas KOMOS podem ser encontradas, em Portugal, nas lojas El Corte Inglés Lisboa e Gaia.