A marca de vinho do Porto, Velhotes, da Cálem, tem um novo visual gráfico. O objetivo é alcançar novos públicos sem perder a identidade da marca, e por isso a icónica imagem de um Boticário, um Advogado e um Juiz, que partilham um cálice de Porto, e que surgiu em 1934, mantém-se.

Velhotes gama

“A nova imagem procura preservar o estilo clássico e tradicional de Velhotes sem descurar uma roupagem mais contemporânea, que confere à marca o estatuto de um autêntico "Vintage moderno". A conceção ficou a cargo da agência Lola-normajean, que introduziu detalhes gráficos, como arabescos e molduras, ilustrações detalhadas, texturas amplas e uma vasta paleta cromática que enriquece o novo rótulo”, explica a empresa em comunicado.

Além do rótulo, há destaque para as barras coloridas na parte inferior das garrafas, usadas para especificar o tipo vinho: o vermelho cereja está para o Ruby como o verde está para o Porto Branco. Ao todo, contam-se sete referências: Tawny, Ruby, White Lágrima, White, LBV, Special Reserve Tawny e 10 Anos Tawny; os três últimos pertencentes ao segmento mais premium, cuja cor de fundo do rótulo foi alterada para negro de modo a diferenciar a gama e dar destaque à qualidade da mesma. 

velhotes white lagrima

A renovação de imagem tem em conta a história da marca e o respetivo legado. Diz-se que tudo começou há quase 90 anos, quando, no século XX, um representante da Calém viajou em trabalho aos Países Baixos. No regresso trouxe um quadro onde três homens surgiam representados a beber um cálice de vinho do Porto. A pintura serviu de inspiração para a criação da marca.

“A Reinventar tradições: Até sermos Velhotes”

A Lola-normajean também ficou responsável também pela campanha publicitária, que mantém o tom humorístico e a irreverência.

«O Velhotes é uma referência no mercado, sendo líder em valor e volume da categoria de vinho do Porto em Portugal nos últimos três anos consecutivos. Quase a fazer 90 anos de vida, era importante renovarmos a imagem destes vinhos sem ignorar o seu legado histórico, um objetivo bem-sucedido. Desta forma, mantemo-nos fiéis à identidade Velhotes, sem perder de vista os fãs de uma marca tão querida dos portugueses e não só», afirma Pedro Braga, CEO da Sogevinus.

Velhotes3

A campanha vai estar em vigor entre os dias 2 e 15 de agosto, com presença em outdoor com 498 mupis (entre Porto, Lisboa e Braga) e divulgação em 935 supermercados e hipermercados, sem descurar a vertente digital, com presença também nas redes sociais.