Monchique Natura, assim se chama a nova garrafa, sem rótulos, totalmente produzida a partir de PET reciclado (rPET) e 100% reciclável.

Segundo a Águas de Monchique, a nova embalagem irá evitar a utilização de 19 toneladas de PET virgem por cada milhão de Monchique Natura produzidas.

Monchique Natura2

«Uma garrafa totalmente produzida a partir de outras garrafas e onde substituímos a utilização de rótulos pela gravação em relevo na própria garrafa, minimizando ainda mais o impacto da nossa operação no meio ambiente e prosseguindo uma estratégia assente na promoção de uma verdadeira economia circular. A Monchique Natura é mais um marco num caminho que pretende, até 2030, alcançar a neutralidade carbónica, apostando continuamente na inovação e marcado pela audácia», destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique. 

Com o intuito de facilitar o processo de reciclagem, os tradicionais rótulos foram substituídos pela gravação em relevo na própria embalagem. A tampa mantém-se grená e passa a ser fixa por forma a assegurar que, no fim do seu ciclo de vida, os dois componentes sejam reciclados em conjunto. 

A garrafa estará disponível em 555 ml e em packs de seis, numa embalagem feita de cartão reciclado com certificação FSC. A chegada ao mercado está prevista para o terceiro trimestre de 2023 e, numa primeira fase, apenas na Monchique Store. Posteriormente nos restantes pontos de venda.

A Monchique Natura vem juntar-se a um conjunto de outras soluções que a Água Monchique tem vindo a introduzir, «na busca incessante pelas melhores práticas para tornar o nosso modelo de negócio mais sustentável e que assentam sobretudo em modelos de economia circular», realça Vítor Hugo Gonçalves.

De entre as medidas que a marca tem vindo a adotar destaca-se o facto de todas as garrafas PET conterem 30% rPET desde 2020, a disponibilização ao mercado da primeira garrafa 100% reciclada, a Sport 100% Eco, a incorporação de 30% de vidro reciclado na linha de garrafas de vidro e o EcoPack Monchique 10L, que permite reduzir em 63% o uso de plástico, quando comparado com dois garrafões de 5L, entre muitas outras.

 

“Um Mundo sem Rótulos” inspira campanha

 

Suportada no claim “Um Mundo Sem Rótulos” e focada em cinco histórias de vida, que inspiram por serem exemplos que superam os rótulos que a sociedade impõe, a campanha «quer sensibilizar para o valor da inclusão numa sociedade que deveria ser livre de preconceitos», afirma Vítor Hugo Gonçalves.

O ator e autor do livro “Não há Impossíveis”, Paulo Azevedo, a modelo plus size Ana Lima, o treinador de boxe Sandro Borges, a criadora da revista OncoGlam, Beatriz Viegas e a bailarina Kimberley Ribeiro, são a voz e o rosto dos valores que a marca pretende reforçar com esta campanha: igualdade e valorização individual, respeitando as escolhas e diferenças de cada um. 

Imagem Campanha Monchique

Com a criatividade da equipa da agência Garra Publicidade, a campanha pretende trazer mudanças de mentalidade, «criando uma associação entre a garrafa sem rótulos e o gesto de olhar para as pessoas sem preconceitos, sem julgamentos e sem tabus», refere Vítor Hugo Gonçalves.

 «O resultado da campanha está completamente alinhado com os valores e os princípios que sempre preconizamos. Aos cinco Monchique Lovers, verdadeiros embaixadores da marca, que nos deram a honra de partilhar connosco o seu testemunho inspirador, o nosso agradecimento. Queremos continuar a ser diferentes e a contribuir para uma sociedade liberta de rótulos. Enquanto marca socialmente sustentável esta é também uma das nossas missões», destaca Vítor Hugo Gonçalves.