A Absolut Vodka está a trabalhar com a Ardagh para fazer a produção das embalagens num forno de vidro parcialmente movido a hidrogénio para produção em larga escala, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.
A Absolut assinou um acordo com a Ardagh Glass Packaging em Limmared, Suécia, para utilizar a fornalha a partir do segundo semestre de 2023.
Stéphanie Durroux, presidente executiva da The Absolut Company, afirmou: "Dado que investimos na nossa própria produção há décadas, diminuindo as nossas emissões e aumentando a eficiência energética, estamos agora numa posição em que também podemos focar-nos nas partes da nossa cadeia de valor que estão fora do nosso próprio âmbito.
A indústria de fabrico de vidro está numa viagem transformadora, e o mundo mal pode esperar pela solução perfeita. É necessária uma abordagem ousada e inovadora para acelerar a mudança radical que ajudará a resolver os desafios significativos de sustentabilidade que todos os fabricantes de vidro e clientes enfrentam."
Bo Nilsson, diretor-geral da Ardagh Glass Limmared AB, acrescentou: "A nossa indústria precisa de depender menos dos combustíveis fósseis e da transição para uma energia verde. Ao investir nesta nova tecnologia, estamos a embarcar numa jornada para reduzir a pegada de carbono das nossas embalagens de vidro. “
A partir do segundo semestre de 2023, a Ardagh vai lançar um piloto na sua fábrica de Limmared, substituindo 20% do seu gás natural por hidrogénio verde para fabricar todas as garrafas da Absolut em todo o seu portefólio. Isto significa uma mudança em larga escala da produção contínua de garrafas de Absolut para todos os mercados a nível global. O hidrogénio será produzido com eletricidade de origem renovável e permite reduzir a pegada de carbono da Absolut Vodka em 20%.