No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se comemora hoje, 25 de setembro, a AIVE - Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, comunicou o compromisso das suas empresas associadas, BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal, com a inovação e a sustentabilidade, rumo à neutralidade carbónica até 2050.

A BA Glass destaca-se com o desenvolvimento do ECO Furnace, um forno ecológico alimentado 100% por energia renovável, eliminando as emissões de CO2 associadas às fontes de energia tradicionais. A empresa também realizou testes industriais em larga escala para produzir vidro sem carbonato de sódio, reduzindo as emissões de CO2 em 10%.

Por sua vez, a Vidrala assinou um contrato de compra de energia renovável com a Acciona Energia, cobrindo entre 20% e 25% das suas necessidades energéticas a partir de 2025. O contrato irá evitar a emissão de 150.000 toneladas de CO2, contribuindo para o objetivo de 100% de descarbonização do consumo de eletricidade até 2030.

A Verallia Portugal, alinhada com a estratégia do grupo, compromete-se a reduzir em 46% as suas emissões de CO2 até 2030. Entre as ações para atingir essa meta estão a substituição de equipamentos movidos a gás natural por elétricos, a utilização de matérias-primas descarbonizadas e o aumento do uso de vidro reciclado.

A AIVE também está a desenvolver o projeto RODIV2050, um roteiro para a descarbonização da indústria do vidro, em parceria com a APICER. Este projeto, financiado pelo PRR, visa promover a economia circular e a utilização de biocombustíveis como hidrogénio verde e biometano.

A indústria do vidro de embalagem é um setor chave para a economia portuguesa, com um volume de negócios superior a 800 milhões de euros, empregando cerca de 3.500 pessoas e produzindo mais de 6 mil milhões de embalagens por ano, das quais mais de 50% são destinadas ao mercado externo.