A Sociedade Ponto Verde (SPV) está a fazer uma última chamada para o Prémio Junta-te ao Gervásio, cuja fase de candidaturas termina no próximo dia 25 de janeiro.

O prémio visa distinguir projetos inovadores nas áreas da reciclagem de embalagens e da economia circular, incentivando iniciativas que promovam a melhoria da separação de resíduos e que possam ser replicadas noutras regiões de Portugal.

 Sociedade Ponto Verde Junta te ao Gervasio KV

Podem concorrer Juntas de Freguesia, Entidades de Proximidade (associações locais) e cidadãos individuais com projetos em curso ou já implementados em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. As candidaturas podem ser submetidas através do site recicla.pt/juntateaogervasio.

Nesta segunda edição, o júri, composto por especialistas de diversas áreas, irá avaliar os projetos com base em critérios de inovação, impacto económico, social e ambiental. Os vencedores serão anunciados até ao final de junho de 2025. Serão atribuídos prémios monetários no valor total de 16500€, menções honrosas e kits tecnológicos.

"Estamos muito próximos de fechar a primeira fase desta segunda edição do Prémio Junta-te ao Gervásio, pelo que estamos a realizar esta última chamada para que ainda mais juntas de freguesia, entidades e cidadãos se possam candidatar. Ao premiarmos e darmos a conhecer os projetos de grande valor que já estão a ser feitos em Portugal, queremos destacar a importância da proximidade no terreno, isto é, o trabalho feito junto das comunidades enquanto motor para o crescimento da reciclagem de embalagens. O País está num momento crucial para o cumprimento das metas e é determinante que se recicle mais e melhor as nossas embalagens. Acreditamos que este esforço conjunto, impulsionado pela SPV e alicerçado no esforço local, vai levar a mais ação, permitindo-nos chegar mais longe", refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

A Sociedade Ponto Verde, responsável pela gestão e encaminhamento de resíduos de embalagens, é uma entidade de referência no setor e conta com o apoio de várias instituições parceiras, como a APA, a ANAFRE, a ANMP e o ISCTE Executive Education.