O número de portugueses que fazem compras online ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 5,5 milhões, o que representa 64% da população.
Os dados são revelados pela mais recente edição do Barómetro E-Commerce, estudo da Marktest, que aponta para um crescimento de mais de 200 mil novos consumidores digitais em comparação com o ano anterior.
A análise a um período mais longo confirma a tendência de crescimento do comércio eletrónico em Portugal: face a 2022, houve um aumento superior a 300 mil compradores online até ao final de 2024.
Perfil dos compradores online
O estudo mostra que homens e mulheres têm comportamentos sem diferenças significativas no que toca às compras online. No entanto, a faixa etária é um fator relevante. Os grupos entre os 35 e 44 anos e entre os 45 e 54 anos concentram os maiores volumes de consumidores, ultrapassando 1,2 milhões de compradores em cada escalão. No total, os portugueses com menos de 54 anos representam quase 80% do total de compradores online.
Além do aumento do número de consumidores, a frequência das compras também tem subido ligeiramente. O percentual de consumidores que compra online até três vezes por mês cresceu de 50% em 2023 para 51% em 2024. Comparando com 2022, esta subida já atinge 4 pontos percentuais.
Barómetro E-Commerce
Lançado em 2021 pela Marktest, o Barómetro E-Commerce é um estudo regular que avalia os hábitos de compra digital em Portugal, analisando tipos de produtos e serviços adquiridos, lojas utilizadas, meios de pagamento, preferências e satisfação dos consumidores. O estudo baseia-se numa amostra de 6.000 entrevistas realizadas a residentes em Portugal com mais de 15 anos.
Os dados confirmam que o comércio eletrónico continua a consolidar-se como um canal essencial de consumo, refletindo mudanças nos hábitos dos consumidores portugueses e um crescimento contínuo do setor digital no país.