A STADLER Selecciona, subsidiária da STADLER Anlagenbau, instalou uma unidade de reciclagem de embalagens leves para a Valorsul.

O objetivo foi aumentar a capacidade e simplificar a operação no tratamento de resíduos do Centro de Triagem do Oeste em Cadaval, no distrito da Grande Lisboa, em Portugal.

Amadeu Carvalho António Afonso Rafael Isidoro at Valorsul sorting facility 002Amadeu Carvalho António Afonso Rafael Isidoro na Valorsul

A Valorsul é responsável pelo processamento de cerca de 850 000 toneladas de resíduos urbanos produzidos anualmente em 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste. A empresa escolheu a STADLER para o projeto e instalação da atualização e otimização substancial da unidade de triagem em seu Centro de Triagem do Oeste, uma das duas instalações de tratamento de embalagens leves que opera. Com esse projeto, a Valorsul pretendia aumentar a capacidade de produção da instalação, mantendo a alta pureza de seus produtos, além de simplificar a operação.

António Afonso, Diretor da Unidade de Reciclagem da Valorsul, explica: "Escolhemos a STADLER devido à qualidade e ao detalhamento dos estudos apresentados. Além disso, as visitas que fizemos a várias instalações projetadas pela STADLER permitiram verificar a qualidade do equipamento e da sua montagem".

Mais capacidade e maior pureza

O processo começa com a entrada dos resíduos numa cabine de classificação de itens volumosos e rasga-sacos antes de passar por dois separadores balísticos STADLER STT2000 que separam os materiais flexíveis.

A recuperação de filme da fração de flexíveis é melhorada com o uso de um novo sistema de aspiração e separadores balísticos STT2000 com ventilação forçada. Os metais são recuperados dos materiais 3D a partir da separação balística com novos separadores indutivos e eletromagnéticos, e classificados em metais ferrosos e não ferrosos, enquanto os classificadores óticos recuperam garrafas PET, HDPE, Tetra Pak e uma mistura de plásticos. Um classificador ótico da unidade original é usado para realizar um controle de qualidade automático das frações de PET, HDPE e Tetra Pak.

"Para aumentar a capacidade da instalação e, ao mesmo tempo, manter a alta qualidade da produção, substituímos o separador balístico da unidade original por dois separadores balísticos STT2000 e instalámos classificadores óticos de maior capacidade com a mais nova tecnologia. Também incluímos duas novas cabines de triagem para simplificar a classificação manual e o controle de qualidade", diz Carlos Manchado Atienza, Diretor de Vendas Internacionais da STADLER.

STADLER STT2000 ballisitc separators at Centro de Triagem do Oesto waste treatment facility 002

Projetada para uma operação mais simples

A simplificação da operação foi outro requisito importante da Valorsul. Para atender à procura, a STADLER projetou o layout para permitir melhor acesso a equipamentos essenciais. Também simplificou o processo de enfardamento do produto, integrando a enfardadeira de metal à estrutura de suporte da STADLER, de modo que os fardos caiam diretamente num contentor de caixa aberta, e com recurso a bunkers automáticos para facilitar o armazenamento. A abordagem facilita significativamente a recuperação das frações finais de alta qualidade.

Óscar Horcajada Torres, Gerente de Projetos da STADLER Selecciona, diz: "Por exemplo, no processo de enfardamento de metais ferrosos, usamos um bunker menor que, em coordenação com a enfardadeira elevada e a nova cabine de controle de qualidade, simplifica muito a recuperação de metais ferrosos de alta qualidade".

O novo projeto precisava se adequar à área de alimentação e enfardamento da fábrica original, que foram mantidas: "Para garantir a integração perfeita com a estrutura e os equipamentos existentes, coletamos o maior número possível de desenhos e documentação da instalação original", explica Óscar Horcajada Torres. "Além disso, a modelagem da unidade com um scanner 3D foi muito importante. A excelente comunicação com a equipa da Valorsul foi essencial para o sucesso do projeto."

Tempo recorde

António Afonso acrescenta: "Durante a fase de projeto, gostaria de destacar a grande disposição e colaboração da equipe da STADLER em atender a todos os requisitos da Valorsul, demonstrando um alto nível de experiência, conhecimento e competência que possibilitou a realização de um projeto de alta qualidade. Eles conseguiram uma integração perfeita do novo equipamento com as máquinas existentes, obtendo uma linha de classificação organizada e fluida, sem restrições operacionais e com acessibilidade a todos os equipamentos e caminhos de circulação ao longo de toda a linha de classificação."

Centro de Triagem do Oeste sorting plant constructed by STADLER 002

O projeto apresentou um desafio especial, pois a unidade original teve de ser desmontada com extremo cuidado para proteger o equipamento existente que seria usado no novo projeto. A STADLER também teve de trabalhar dentro de uma restrição de tempo, pois o espaço para armazenar os resíduos provenientes da coleta da Valorsul durante as obras era limitado. "Um planeamento cuidadoso e a equipa de montagem bem preparada foram cruciais, assim como a boa coordenação com a equipe da Valorsul", diz Óscar Horcajada Torres.

A STADLER concluiu a desmontagem da unidade existente e fez a montagem da nova unidade num tempo recorde de 7 semanas, e a nova instalação foi inaugurada em novembro de 2023: "Durante a fase de montagem, a equipa da STADLER destacou-se pelo alto nível de experiência, disponibilidade e cumprimento das regras de segurança, permitindo que o projeto fosse realizado com segurança, dentro do prazo e sem atrasos", conclui António Afonso.

A STADLER dedica-se ao planeamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.