Melhorias no processo de reciclagem de latas, em seis países, pode ajudar a reduzir a emissão de gases CO2 em cerca de 60 milhões de toneladas métricas até 2030.

As conclusões são de um estudo comissionado pela Cork Holdings e pelo Instituto Internacional do Alumínio, realizado pelos consultores independentes Roland Berger.

O relatório estabelece 20 medidas de curto e longo prazo para reforçar os sistemas de reciclagem e aumentar as taxas de reciclagem de latas de bebidas em vários países, quatro dos quais incluem o Vietname, Tailândia, Camboja e Emirados Árabes Unidos – mercados onde a Crown mantém operações.

O crescimento do consumo global de latas de bebidas deverá aumentar 50% entre 2020 e 2030 e provavelmente aumentará a quantidade de latas de bebidas usadas (UBCs) em cerca de três milhões de toneladas métricas por ano, no mesmo período.

6 countries overview

Sistemas globais de reciclagem mais fortes podem ajudar a garantir que o volume adicional de alumínio mantém um ciclo de vida circular, em vez de ser mal encaminhado para aterros, assim como a reduzir o consumo de energia e níveis de emissões associados à produção.

«O potencial de redução de carbono da reciclagem não pode ser subestimado; a reciclagem tem um papel enorme a desempenhar na descarbonização geral da indústria do alumínio, porque a reciclagem emite atualmente 0,6 toneladas métricas de CO2e por tonelada métrica, em comparação com 16,6 toneladas métricas de CO2e por tonelada métrica para o alumínio primário», disse Marlen Bertram, Diretor de Cenários e Previsões no IAI.

O relatório concentrou-se em várias oportunidades perdidas nos atuais sistemas de reciclagem de cada país. Para algumas áreas, estas incluem colmatar a lacuna entre a recolha UBC e a reciclagem completa lata-a-lata, bem como compreender por que razão algumas latas são perdidas em aterros, mesmo quando a região mantém um sistema de reciclagem mais bem sucedido. Para outros, os desafios residem na falta de pontos de acesso à reciclagem inicial ou, por outro lado, na falta de infraestruturas para o comércio e rastreabilidade de resíduos.

«A reciclabilidade superior das latas de alumínio para bebidas continua a nos inspirar a aumentar a conscientização e construir infraestrutura para uma taxa de recuperação mais forte em todo o mundo», disse Sandrine Duquerroy-Delesalle, Diretora de Sustentabilidade e Assuntos Externos da Crown. «Ao realizar este novo estudo com a Associação Internacional de Alumínio e a Roland Berger, identificamos alavancas eficazes em quatro mercados-chave para a Crown que todos os atores da cadeia de fornecimento de alumínio podem e devem assumir a responsabilidade de agir. Para utilizar esses caminhos e promover o progresso, temos esperança de que os governos de cada uma destas regiões reconheçam o papel crítico que desempenham no estabelecimento de quadros políticos adequados. É imperativo que tenhamos apoio legislativo para alcançar os nossos objetivos de redução da nossa pegada de carbono através de uma maior utilização de alumínio reciclado, tanto no imediato prazo e longo prazo.»

Como próximo passo, a Crown apresentará as conclusões do relatório relatório no Asia CanTech 2023 para iniciar discussões sobre estratégias de sistemas de reciclagem com parceiros da cadeia de fornecimento e para agir nas medidas identificadas no estudo.