A Emirates recolheu garrafas descartadas a bordo dos seus aviões para serem reutilizadas. A medida contabilizou mais de 500 mil kg de plástico e vidro ao longo de 2022, que é quase o mesmo peso que tem o A380 da companhia, quando totalmente carregado.
A bordo de cada voo que aterra no Dubai, a tripulação de cabine da Emirates separa garrafas de vidro e plástico, antes de serem enviadas para uma fábrica de reciclagem no Dubai. O vidro é partido e separado por cores. Os resíduos são então enviados para os fabricantes de vidro nos EAU, de forma que sejam incluídos na sua mistura de lote para novas garrafas. Já as garrafas de plástico são limpas, cortadas em pedaços, derretidas e enviadas aos fabricantes para que possam fazer outros produtos em plástico.
A iniciativa de reciclagem de vidro e plástico a bordo foi sugerida pela tripulação de cabine da Emirates em 2019, através de webinars e eventos onde lhes é apresentada uma plataforma para partilhar feedback e onde é encorajada a partilhar ideias inovadoras com departamentos-chave. A proposta foi bem recebida e implementada em poucas semanas.
Mantas da Emirates feitas a partir de plástico reciclado
Nos últimos 6 anos, a Emirates tem oferecido aos passageiros da Classe Económica, em voos de longo curso, mantas feitas a partir de garrafas de plástico recicladas. Cada manta é produzida a partir de 28 garrafas de plástico reciclado. As garrafas são trituradas em lascas de plástico antes de serem transformadas em fio, criando um material de velo. O fio é então tecido em mantas.
Desde a introdução da iniciativa, as mantas da Emirates impediram que mais de 95 milhões de garrafas de plástico fossem depositadas em aterros. Sendo o maior programa de sustentabilidade de mantas a bordo na indústria aérea, o processo de fabrico de utilização de tereftalato de polietileno reciclado (rPET) também reduz as emissões de energia em cerca de 70%.
Prioridade ao fornecimento responsável
Consumir de forma responsável é uma área chave para a Emirates, que introduziu um requisito ambiental no código de conduta do fornecedor e que considera todo o ciclo de vida dos produtos, desde a fase de conceção. Por exemplo, colheres de madeira para chá e café, palhinhas de papel e sacos de venda a bordo são feitos com papel e madeira provenientes de florestas geridas de forma responsável.
Brinquedos de materiais de fontes sustentáveis
Para os passageiros mais jovens da Emirates, os sacos de brinquedos de cortesia da companhia aérea, os kits para bebés e os peluches também são produzidos a partir de garrafas de plástico reciclado e outros materiais sustentáveis.
Sacos para cintos, sacos de viagem e mochilas são concebidos a pensar em grupos etários específicos e são construídos a partir de um fio feito de garrafas de plástico 100% reciclado. Cada mochila de criança da Emirates é feita a partir de 5,5 garrafas de plástico reciclado e cada saco de viagem é feito a partir de 7. A produção das mochilas de criança da Emirates impediu que 8 milhões de garrafas de plástico fossem encaminhadas para um aterro. As etiquetas são feitas de cartão reciclado, e as caixas em que os produtos são enviados também.
Kits de ammenities reutilizáveis
Os kits de ammenities na Premium Economy e Classe Económica são gratuitos para passageiros em voos de longo curso, e apresentam um design que representa os quatro elementos essenciais da natureza - fogo, água, terra, e ar. As bolsas são reutilizáveis e produzidas a partir de papel kraft. O conteúdo inclui uma seleção de artigos essenciais de viagem feitos a partir de materiais sustentáveis, diz a companhia. A escova de dentes é feita a partir de uma combinação de palha de trigo e plástico, e as meias e os óculos são feitos de plástico reciclado, neste caso, de rPET (polietileno tereftalato reciclado). A embalagem utilizada para o kit dentário, meias e óculos é feita a partir de 90% de papel de arroz.
Emirates
A companhia aérea Emirates foi fundada em 1985 com apenas duas aeronaves. Voando atualmente para 157 destinos, em 83 países, em seis continentes, a Emirates opera as maiores frotas do mundo de Airbus A380 e Boeing 777.A Emirates SkyCargo, a divisão de carga, apoia ligações comerciais contínuas.