O grupo Hinojosa fechou a aquisição da empresa de embalagem portuguesa Graphicsleader. Com essa ação, o grupo espanhol inicia a primeira presença produtiva internacional no mundo e reforça a atividade no mercado português.

Estão salvaguardados os postos de trabalho dos 175 colaboradores assim como a continuidade da família Santos, fundadora da empresa.

Embalagens Graphicsleader© Graphicsleader

Com esta operação, a Hinojosa quer potenciar o desenvolvimento das embalagens de cartão em Portugal, e torna-se num dos principais players da Península Ibérica neste tipo de embalagens.

A Graphicsleader, que faturou 24,1 milhões de euros em 2019, está direcionada para a produção de embalagens de alta qualidade de impressão, principalmente para o setor da indústria alimentar.

Localizada nos arredores do Porto e com mais de 125 anos de história, a Graphicsleader produz muito para a indústria alimentar (conservas, bolachas, cereais, lácteos, etc.), que representa 76% do total do volume de negócios, e 24% para outros setores, nomeadamente calçado, detergente e têxtil.

Aproximadamente 50% da produção destina-se ao mercado português e o restante à exportação. Entre os principais mercados internacionais, destacam-se Espanha, Marrocos, Argélia, França, Alemanha e Malta.

Hinojosa aumenta faturação 5% em 2019

A Hinojosa fechou o último exercício com uma faturação de 418 milhões euros, mais 4,8% do que em 2018. Entre os principais marcos de 2019, destaca-se a incorporação no grupo das unidades de produção Demco e Edihor.

Localizada em Cardedeu (Barcelona), a Demco dedica-se ao fabrico de soluções de embalagem em cartão canelado para clientes de maior exigência técnica. A Edihor, pelo seu lado, centra-se na compra e venda de produtos complementares da embalagem, como por exemplo fita adesiva ou plástico de bolhas. Estas duas unidades produtivas deram origem à Hinojosa Packaging Cardedeu.

Em 2019 também se consolidou a divisão de papel, apoiada nos resultados positivos da indústria papeleira. Desta forma, o grupo continua a ganhar independência relativamente à necessidade de obtenção de matéria-prima para as suas unidades de produção de cartão.