A Sun Chemical vai implementar sobretaxas de logística seletivas, devido à crise que afeta os serviços de transporte marítimo no Mar Vermelho.
“O principal objetivo continua a ser assegurar o fornecimento contínuo de produtos e serviços de elevada qualidade aos clientes. À luz da natureza dinâmica da crise, a Sun Chemical está a tomar as medidas necessárias para garantir matérias-primas e minimizar os atrasos no transporte. A Sun Chemical está empenhada em mitigar o aumento dos custos sempre que possível, no entanto, a rápida escalada nas pressões sobre os custos logísticos tornou inevitável a introdução de algumas sobretaxas. A Sun Chemical comunicará os ajustes específicos diretamente aos clientes, ressaltando a dedicação à transparência e colaboração na navegação pelos desafios impostos pela crise do Mar Vermelho”, revela em comunicado.
No contexto de instabilidades geopolíticas, o transporte marítimo através do Canal de Suez e do Mar Vermelho foi especialmente afetado desde novembro. Com cerca de 30% do comércio mundial de contentores a ser transportado por esta rota, verificam-se atrasos e alguns estão a ser reencaminhados através do Cabo da Boa Esperança, aumentando significativamente a distância percorrida, os custos e o tempo. O frete aéreo de carga também está a verificar aumentos.
Os navios que partem da China, Índia e do resto do Extremo Oriente estão a ser afetados por medidas de segurança, atrasos nos embarques, rotação de contentores, bem como congestionamento dos portos, causando prolongamentos de viagem de pelo menos 20 dias na ida e 20 dias no seu regresso. Já foram invocados motivos de força maior e a situação causa aumentos de custos e começa a afetar a disponibilidade de matérias-primas.