As embalagens da marca de alimentos húmidos para animais de estimação, SHEBA, vão incorporar materiais reciclados, anunciou a Mars Petcare. 

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Mars Petcare, a SABIC e a Huhtamaki, para desenvolver e utilizar plástico reciclado através da utilização de técnicas como a reciclagem química, que implica que sejam utilizados apenas materiais reciclados avançados e um processo que garante a segurança nos alimentos.

Barry Parkin, Chief Procurement and Sustainability Officer na Mars, Incorporated afirma: “Durante o último ano, trabalhámos de forma estreita com a SABIC e a Huhtamaki, testando, aprendendo continuamente e aumentando o conteúdo de plástico reciclado nas nossas embalagens de alimentos para animais de estimação. Como parte do nosso plano ‘Sustentável numa Geração’, estamos comprometidos em fazer a nossa parte para ajudar a impulsionar uma economia circular, o que inclui redesenhar as nossas embalagens para a circularidade. O facto de agora passarmos a incorporar conteúdo reciclado nas nossas embalagens SHEBA® contribui para acelerar o nosso caminho para alcançar uma média de 30% de conteúdo reciclado nas nossas embalagens de plástico e reduzir em 25% a nossa utilização de plástico virgem.”

SHEBA CatBlueRussian

As embalagens de alimentos para animais de estimação apresentam um formato que torna muito difícil a utilização de conteúdo reciclado devido ao processamento térmico necessário para garantir a máxima qualidade.

Através da utilização de material reciclado com certificação ISCC PLUS, a Mars Petcare está a apostar numa nova tecnologia que pode representar um marco importante na sustentabilidade da indústria de alimentos para animais de estimação.

A SABIC é pioneira na área de reciclagem, devido ao seu portefólio e serviços de plástico TRUCIRCLE™ que apresentam inovações circulares, incluindo produtos certificados que são produzidos com uma matéria-prima decorrente das embalagens domésticas, de plástico difícil de reciclar. São processados os resíduos de embalagens de plástico flexível que são convertidos novamente em polipropileno para possibilitar o contacto direto com alimentos.

A Huhtamaki entra com a experiência técnica na formulação e produção de películas de polipropileno esterilizável, como o Terolen®. Os polímeros TRUCIRCLE™ da SABIC podem ser utilizados nas embalagens de comida húmida para animais de estimação, como as embalagens SHEBA® que vão ser lançadas.

Lada Kurelec, General Manager PP, PET, PS, PVC, PU & Elastomers Businesses for Petrochemicals da SABIC S sublinha: “Estamos muito satisfeitos com os esforços estratégicos realizados com a Mars e a Huhtamaki. A transformação da indústria para uma economia circular exige uma inovação sem precedentes assim como uma intensa colaboração em toda a cadeia de valor. Juntos, alcançámos um importante marco nesta emocionante jornada.”

Marco Hilty, President da unidade de Embalagem Flexível da Huhtamaki destaca: “O processamento de êxito de polímeros reciclados em películas de elevada qualidade e de fácil utilização é um feito importante no cumprimento do nosso objetivo de termos mais de 80% das nossas matérias-primas renováveis ou recicladas. Isto é importante para os consumidores e está alinhado com a nossa ambiciosa estratégica para 2030.”

Deri Watkins, Regional President na Mars Pet Nutrition Europe, por seu lado, comenta: Os nossos consumidores querem algo mais do que comida de qualidade para os seus animais de estimação e deixa-nos satisfeitos que esta inovação nos permita oferecer aos donos dos animais de estimação produtos mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.”

Atualmente, todas as bandejas de alumínio, latas e embalagens de cartão da SHEBA® são habitualmente recicladas, diz a fabricante.