A marca de moda Mango deu início a um processo de substituição dos sacos de plástico por sacos de papel certificado. A marca espanhola torna-se a primeira grande empresa do sector têxtil em Espanha a realizar o projeto, enquadrado no Fashion Pact. A mudança representa menos 160 milhões de sacos de plástico no seu processo logístico.

O objetivo é eliminar, progressivamente e em colaboração com os fornecedores, todos os sacos de plástico que são utilizados para distribuir os produtos ao longo da cadeia de abastecimento. Os sacos adotados serão de papel, proveniente de florestas geridas de forma sustentável, certificadas de acordo com os requisitos das normas internacionais FSC® (Forest Stewardship Council®).

Armazem Mango

Inicialmente, o projeto será lançado em produções locais em peças dobradas e no canal online, após terem sido realizados três testes-piloto em Marrocos, na China e na Turquia. A transição para a utilização das novas embalagens deverá estar concluída até ao final de 2021.

Toni Ruiz, CEO da Mango, comenta: “Estamos muito satisfeitos por realizar este tipo de projetos que nos ajudam a avançar para uma moda mais sustentável que nos permite, por seu turno, pôr em prática a transformação sustentável da empresa.”

O projeto enquadra-se no Fashion Pact, uma iniciativa global que visa promover a sustentabilidade ambiental dos sectores têxtil e da moda aos quais a empresa aderiu em 2019. Os signatários comprometem-se a trabalhar em conjunto para minimizar o impacto ambiental da indústria têxtil e da moda, centrando-se em três pilares: lutar contra as alterações climáticas, preservar a biodiversidade e proteger os oceanos.