A Pinhais lançou uma edição especial, a "Conservas Pinhais Factory Tour", conservas de sardinhas artesanais, tomate e azeite, também com a variante picante, para comemorar o aniversário da abertura do museu.

Desenvolvida pela Snap Creative Agency, a gama premium denominada Selection Pinhais, trata-se de uma edição limitada. A litografia das latas vai buscar inspiração ao “Art Déco”, estilo estético que surgiu nos anos 20 do século passado, período referente à fundação da Pinhais. Conjuga elementos que estão materializados na sua relação histórica com o mar, como a imagem do pescador e da sardinha, ícone da marca.

Pinhais Sardinha em azeite picante

Carlos Sant´ana, diretor criativo da Snap Creative Agency, refere quea nova gama premium apresenta-se com uma imagem cuidadosamente sofisticada com formas depuradas, geométricas e elementos náuticos, numa homenagem à origem e natureza da marca, sempre ligada ao mar e a quem nele trabalha. Uma revisitação que homenageia os seus elementos identitários, pelos quais são apreciados e reconhecidos em todo o mundo.”

Já Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais, sublinha: “a edição Selection Pinhais tem como objetivo celebrar a concretização de um sonho de muitos anos, a abertura do nosso Museu-Vivo. Falamos de um marco muito importante para toda a família Pinhais e que quisemos assinalar com o lançamento de uma edição limitada, totalmente diferenciadora.”

A responsável acrescenta ainda: “as sardinhas presentes nas nossas latas têm todas como origem a Lota de Matosinhos, sendo apenas selecionadas e enlatadas as sardinhas mais nobres e mais saborosas, as do final da época de pesca. Trata-se de escolher para esta edição especial apenas o produto mais nobre, as sardinhas mais saborosas.

Com instalação na fábrica da Pinhais, o Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” é um projeto que proporcionará uma experiência imersiva sobre todas as fases do método de produção tradicional, que se mantém inalterado desde 1920. Além de descobrir a fábrica e o seu espólio, cada visitante é convidado a embrulhar a sua própria lata, usando as técnicas das artesãs. As visitas incluem ainda uma degustação e uma passagem pela loja que reúne conservas e peças de coleção.