A Tetra Pak anunciou o lançamento do portefólio de soluções de embalagens com tampa integrada, que permite melhorar a reciclagem, ao evitar que esta se perca durante o processo de recolha e processamento.

Por outro lado, possibilita uma redução da pegada de carbono, pois está previsto que as tampas sejam fabricadas com polímeros de origem vegetal, aumentando o conteúdo renovável das embalagens. 

A empresa está também a acelerar a expansão da oferta de palhinhas de papel no mercado, garantindo a utilização cada vez maior de materiais renováveis, com baixa emissão de carbono.  

Lars Holmquist, vice-presidente executivo de Soluções de Embalagens e Operações da Tetra Pak, explica: “Estes feitos são um marco muito importante no nosso trajeto para desenvolvermos a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo: uma embalagem fabricada totalmente a partir de materiais renováveis ou reciclados, que seja completamente reciclável e neutra em carbono. A Tetra Pak esforça-se diariamente para oferecer produtos e serviços que acrescentem valor aos alimentos e respetivos consumidores garantindo, simultaneamente, a proteção do nosso planeta. O nosso lema, ‘PROTEGE O QUE É BOM’, aliado ao nosso compromisso ambiental, permite que proporcionemos aos nossos clientes produtos inovadores, que satisfaçam as exigências em constante mudança da sociedade atual.”

TP paperStraw SoyMilk

Homquist acrescenta que: “Atualmente, cerca de 32% das embalagens de plástico não estão a ser recolhidas para reciclagem, tratando-se de um material que pode demorar centenas de anos a degradar-se. Na Tetra Pak, centramo-nos na reciclagem das nossas embalagens de cartão desde a fase inicial de conceção e design da própria embalagem. Assumimos o compromisso de investir aproximadamente 100 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco a dez anos, para o desenvolvimento de soluções de embalagens mais sustentáveis. Isto inclui investir em alternativas para substituir o plástico de origem fóssil das nossas embalagens, e em soluções para evitar a produção de resíduos. Assim, trabalhamos para maximizar a utilização de materiais renováveis nas nossas embalagens, provenientes de fontes responsáveis. Responder às necessidades relacionadas com a reciclagem é um fator essencial, não apenas para uma maior sustentabilidade, mas também para garantirmos uma maior disponibilidade e segurança dos alimentos para os consumidores.”

Neste contexto, a Tetra Pak tem acelerado a inovação na área das tampas de embalagens. “A implementação de tampas integradas nas embalagens traz mudanças significativas em toda a nossa cadeia de valor. Tendo apenas em conta o mercado europeu, esta mudança transformará mais de 1.000 linhas de produção de embalagens da Tetra Pak, o que significa uma modificação do sistema de abertura de mais de 20.000 milhões de embalagens na Europa. Uma alteração que ocorrerá em apenas três anos. Ao mesmo tempo que minimizaremos o impacto das operações dos nossos clientes, otimizamos a experiência do consumidor e contribuímos tanto para a redução de resíduos, como para a criação de uma embalagem com mais conteúdo renovável e reciclado”, acrescenta Holmquist.

A Tetra Pak continua a trabalhar em diferentes soluções e tem cerca de 40 embalagens diferentes com tampas integradas. A primeira solução a ser lançada no mercado será a HeliCap 26 Pro. Uma tampa com um novo conceito de sistema de abertura, que se baseia num formato de desenroscar e com uma dobradiça de bloqueio automático, que assegura a proteção dos alimentos e oferece comodidade para utilização doméstica.