Vai chegar ao mercado uma garrada de água mineral 100% reciclada, numa iniciativa da Sociedade da Água de Monchique. A garrafa é totalmente produzida com PET reciclado (rPET), sendo que por cada milhão de garrafas produzidas, deixarão de ser consumidos cerca de 30 mil quilos de PET virgem, representando uma diminuição anual estimada no consumo de 100 toneladas de PET virgem.

Na tonalidade grená, cor identificativa da marca, a 100% Monchique Sport fabricada a partir de plástico totalmente reciclado, chegará às grandes superfícies, a algumas lojas bio e dietéticas. O design da garrafa, bem como a identidade da nova marca 100% Monchique, foi desenvolvida pela Upstairs Design Studio. A Resilux, S.A, empresa especializada em pré-formas de PET, foi o parceiro selecionado para o desenvolvimento da atual solução rPET.

Monchique Garrafa 720ml

O plástico que envolve os packs da nova 100% Monchique Sport provém também ele de plástico 100% reciclado. A Sociedade da Água de Monchique disponibilizará, dentro em breve, uma versão em caixa de cartão de origem certificada ambientalmente.

O compromisso da Água Monchique com a sustentabilidade ambiental levou a empresa a criar a marca 100% Monchique “um símbolo dos desafios que nos movem e um apelo para o despertar urgente para um consumo mais consciente, contribuindo para a mudança sistêmica que é urgente operar”, destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique. Aliás, a empresa já havia introduzido, em 2020, 30% de PET reciclado nas suas embalagens. 

“Mais do que nova embalagem, a 100% Monchique Sport reflete a transformação que a empresa tem vindo a operar ao longo dos últimos anos. Queremos que os consumidores continuem a reconhecer e a confiar na Monchique e na sua capacidade de disponibilizar ao mercado soluções cada vez mais inovadoras, assentes numa economia circular e na utilização de materiais sustentáveis. Esta é a hora de intensificar as nossas políticas e ações de responsabilidade ambiental”, reafirma Vítor Hugo Gonçalves.

A reorganização de toda a estrutura produtiva operada na fábrica teve como pilar essencial a redução da pegada ecológica da empresa. As várias soluções implementadas, apesar da duplicação da capacidade produtiva da unidade, permitem uma redução de cerca de 15% no consumo energético,

A redução e a reutilização do plástico é outra das preocupações centrais. A eliminação do consumo de plástico retrátil nas taras de 5 litros permite que a empresa deixe de enviar para o mercado cerca de 25 toneladas de plástico de embalagem por ano. Outra das mudanças prende-se com a redução em mais de 16% do peso do garrafão, o que permite poupar cerca de 100 toneladas de PET por ano.

O compromisso de sustentabilidade da Sociedade da Água de Monchique envolveu ainda o regresso da Monchique em tara de vidro.

Eco e motivação nas redes dos consumidores

A Água Monchique foi também a primeira marca de água mineral a disponibilizar uma app - a  “myMonchique” – onde se destaca o sistema de gamification de incentivo à reciclagem e em que os consumidores são desafiados a registar o momento em que reciclam as garrafas de Água Monchique e a partilhá-lo nas suas redes sociais, acompanhado pelo hashtag #ecoselfie.

Monchique Garrafa 720ml Sport

A marca acredita que “esta funcionalidade irá desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais: o #ecoselfie, que irá viralizar a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem”, afirma Vítor Hugo Gonçalves. 

Membro do Pacto Português para os Plástico, através da Associação das Águas Minerais e de Nascente, e membro cofundador do Porto Protocol, a empresa adotou práticas que envolvem a trocas na frota de camiões, a aquisição de veículos elétricos, renovação de toda a luminária da fábrica para sistemas LED, entre muitas outras iniciativas que permitiram ganhos enormes na redução de consumo de combustível e de emissão de CO2.

“Há três grandes vetores que nos orientaram ao longo de todo este processo: inovação, sustentabilidade e responsabilidade. E são estes os princípios que queremos passar para o mercado e pelos quais queremos que a nossa empresa e os nossos produtos sejam reconhecidos”, reitera Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

Sociedade da Água de Monchique

A Sociedade da Água de Monchique SA explora a concessão pública da água mineral de Monchique desde 16 de dezembro de 1992. As instalações fabris e logísticas localizam-se nas Caldas de Monchique, Algarve, numa área protegida superior a 50 hectares, em que a preservação dos aquíferos é o fator crítico essencial, motivando uma logística de gestão sustentável do meio ambiente. A Água Monchique distingue-se pelo resultado de uma composição físico-química natural onde se destaca o seu elevado pH natural de 9,5. Esta especial composição confere-lhe características únicas que, pelos benefícios que aporta, contribuem para o bem-estar e para o equilíbrio do organismo.