fbpx

"Aqueles que não estiveram presentes definitivamente ficaram a perder." Esta foi a unanimidade da opinião entre os expositores da FACHPACK, que aconteceu em Nuremberga, Alemanha, no final de setembro. Face ao sucesso, a edição de 2022 já está marcada para regressar entre 27 e 29 de setembro de 2022 e até já tem tema.

Fachpack2021 ThomasGeiger© Thomas Geiger

Um total de 788 expositores de 33 países estavam disponíveis para responder a perguntas específicas de embalagem de cerca de 24 000 visitantes. Entre os visitantes, um em cada três tinha viajado a partir do exterior. O acesso à feira com bilhetes eletrónicos e a verificação do estatuto "3G" (prova de ter sido vacinado, testado ou recuperado da COVID) nas entradas foi rápido e descomplicado. A estratégia de higiene funcionou, com expositores e visitantes a observarem os regulamentos relevantes.

O programa de apoio revelou-se também popular. Cerca de 9500 visitantes acompanharam as 101 apresentações de produtos nos fóruns PACKBOX, TECHBOX e INNOVATIONBOX. E quem faltou a uma apresentação na feira ainda pode vê-la na ferramenta digital myFACHPACK até ao final do ano.

Quarenta e um por cento dos expositores e cerca de um terço dos visitantes viajaram de fora da Alemanha, principalmente da Áustria, Suíça, Itália, Países Baixos, Turquia, República Checa, Polónia, França e Bélgica.

"Exausto, mas feliz!" Isto resume como Heike Slotta, Diretor Executivo de Exposições, NürnbergMesse, se sentiu pouco antes do fim da feira. "O que os visitantes da FACHPACK apreciam particularmente são as conversas produtivas com os expositores, que levam a novas ideias para soluções para os seus problemas de embalagem", observa Phillip Blass, Diretor da FACHPACK, NürnbergMesse.

FACHPACK 2022: "Transição na embalagem"

O novo tema-chave para 2022 é dedicado às tendências que atualmente têm impacto na indústria de embalagens. A sustentabilidade é exigida não só por lei, mas também pelos consumidores – e isso está a provocar mudanças de grande alcance para a indústria. Temas como a economia circular, a digitalização e o e-commerce são adicionados ao mix. A Covid-19 chamou a atenção para o aspeto da higiene na proteção dos produtos. Além disso, áreas como as compras online e entregas ao domicílio continuarão a crescer. Que comportamentos de compra os consumidores irão apresentar no futuro? Todos estes temas mostram que há uma grande oportunidade para fazer mudanças. A próxima FACHPACK regressa então ao Centro de Exposições de Nuremberga entre 27 e 29 de setembro de 2022 para os debater.