Está a decorrer o evento virtual “Innovation Week”, da Heidelberg, que vai apresentar uma série de novidades até ao dia 23 de outubro, sendo cada dia dedicado a um segmento em particular. O dia de hoje vai ser dedicado às etiquetas, mostrando o crescente compromisso da marca com os profissionais do setor.

“As Speedmaster, a XL 106-DD, e os sistemas de etiquetas da Polar são perfeitas para fazer etiquetas de cola molhada, etiquetas de corte e pilha, e também etiquetas in-mold (IMLs). A Heidelberg está agora a intensificar as suas atividades neste segmento e está também a expandir a sua posição no mercado dos rótulos em crescimento”, refere a Heidelberg.

Heidelberg speedmaster labels

A empresa vai apresentar uma operação de produção flexível com a Speedmaster XL 106, incluindo os pacotes de equipamentos especiais para impressão de etiquetas, ou seja, para lidar com substratos de gramagens mais baixas, foil e etiquetas in-mold.

"As crescentes exigências dos clientes em termos de velocidade de impressão, nível de automatização e facilidade de manuseamento ao processar substratos mais finos na CutStar levaram-nos a desenvolver uma nova geração deste sistema", revela ainda Markus Höfer, Head of Product Management Label at Heidelberg.

O mercado das etiquetas in-mold está a beneficiar de taxas de crescimento anuais de cerca de 4 a 6%, e o manuseamento de materiais particularmente finos é o principal desafio durante a produção. O Pacote de Desempenho IML para a Speedmaster 106 é agora utilizado no novo CutStar Gen. 4 para resultados de alta qualidade em folhas tão finas como 50 μ. O alimentador de quarta geração está totalmente integrado no fluxo de trabalho Prinect e também no sistema Intellistart com base no princípio Push to Stop.

As definições e as alterações de formato ocorrem de forma totalmente automática, o que significa tempos de configuração mais curtos. O tratamento de superfície integrado no CutStar é outra novidade, melhorando a aderência da tinta. Além disso, a otimização orientada especificamente para gramagens baixas tanto para papel como para IMLs aumenta a velocidade de produção em até 2.000 folhas por hora.

Acabamentos com um aspeto metálico estão na moda e fazem com que os produtos se destaquem no ponto de venda, onde os clientes muitas vezes tomam decisões de compra numa fração de segundo. Com o novo FoilStar Cure, os produtores podem cumprir requisitos de acabamento recorrendo ainda a outra inovação: o secador DryStar LED Pro.

Com o FoilStar Cure, a secagem ocorre no Foil, o que melhora os níveis de brilho. A estampagem a frio permite uma ampla gama de efeitos, com benefícios ambientais em relação ao material porque poupa em alumínio e facilita a reciclagem das etiquetas. Consegue utilizar-se até menos 80% de material.

Em Portugal, a Heidelberg é representada pela Grafopel. Para conhecer as novidades, registe-se para participar gratuitamente.