Do outro lado do Atlântico, mais precisamente do Brasil, a Congraf, empresa de embalagem, enfrentou o cenário da pandemia da Covid-19 com uma rápida adaptação às necessidades dos clientes.

Nos últimos quatro meses, a indústria teve que se adaptar rapidamente às instabilidades do mercado, aos muitos pedidos prontos em stock que foram suspensos, a entender as dificuldades de pagamento de alguns clientes, aos pedidos urgentes, com produção de um dia para o outro, além do receio de lidar com um novo modo de vida.

Administracao da Congraf EmbalagensCongraf Embalagens

 

“Num cenário tão inesperado a estratégia foi viver uma semana por vez. Todos os desafios foram superados por uma equipa dedicada, com flexibilidade e muita paciência para resolver cada questão. Era tudo novo e melancólico. Mas hoje, consideramos estar num patamar acima do que estávamos há quatro meses, ao gerir diversas crises. Mais do que nunca, sabemos que podemos contar com todos os colaboradores e que aprendemos muito”, ressalta o diretor industrial da Congraf, Sidney Anversa Victor Junior.

O portfólio variado de clientes, que contempla diversos mercados, foi o grande trunfo da empresa. “Sem dúvidas, esse foi um ponto positivo. Alguns setores pararam, como os cosméticos em geral, tintas para cabelo e produtos de venda no retalho. Enquanto outros setores, como sabonetes, produtos de higiene e limpeza e alimentares continuaram e cresceram bastante no período”, explica o diretor.

Kits Congraf

O primeiro trimestre da Congraf tinha sido positivo, com média de transformação de 1000 toneladas de papel e cartão por mês e um aumento de 10% em relação ao ano passado. Com a pandemia, maio foi o mês mais difícil e teve queda de cerca de 30% em relação a 2019.

Mas em julho a empresa já percebeu sinais de recuperação do mercado, embora acredite que a retomada será bastante gradual. Começam a entrar alguns pedidos menores do que antes da pandemia.

“Os clientes ainda estão receosos, precisam retomar o fluxo financeiro e reestruturar as suas equipas. Precisam refazer a estratégia para trabalhar num novo momento e isso, naturalmente, leva tempo. Ainda assim, temos o desafio diário de manter ou crescer em relação a 2019. Vamos continuar a monitorizar e a readequar a empresa nas situações que surgirem. Mas o Brasil é forte, é grande. Temos certeza de que vamos superar essa fase”, conclui Júnior.

 congraf rotulos

Desde 1972 a Congraf compromete-se a desenvolver, produzir e fornecer embalagens em papel cartão, com qualidade e inovação. Com forte atuação no mercado de embalagens finas, o acabamento especial acrescenta valor e destaca o produto no ponto de venda.

Atualmente, a empresa possui um dos parques gráficos mais modernos do país, com equipamentos de alta tecnologia e no seu portfólio de clientes listam-se grandes indústrias dos setores de cosmético, farmacêutico e alimentar, entre outros.

Com certificações importantes como ISO.9001:2008 e FSC, a empresa garante excelência em qualidade e conquista com regularidade prémios significativos do setor.

 

Com Frisson Press