O e-commerce irá atingir um recorde neste Natal, com os europeus a planear comprar mais 224 milhões de presentes online do que o ano passado - elevando o total para mais de 4 mil milhões pela primeira vez.

No entanto, o uso de embalagens pouco eficientes pode resultar em quase 590 mil viagens desnecessárias e cerca de 11.400 toneladas extra de CO2 a serem emitidas. Uma embalagem desadequada também afeta a experiência do cliente: apenas 32% comprariam novamente a uma marca se o produto fosse recebido danificado.

ECommercePackaging

Um novo estudo, realizado pela DS Smith, revela que o crescimento do e-commerce advém da tentativa de se tentar manter o espírito natalício apesar do impacto da Covid-19. Este aumento irá colocar uma pressão adicional sobre as cadeias de fornecimento de retalho, já sobrecarregadas, uma vez que mais de dois quintos dos europeus (43%) afirmaram que já estão a comprar mais produtos online desde o início da pandemia de Covid-19.

Os especialistas da DS Smith alertam que o aumento nas vendas irá resultar em 350 mil toneladas de embalagens desnecessárias e acarreta riscos de reputação e para o negócio. Um packaging mal desenvolvido significa que menos embalagens podem ser empilhadas em carrinhas e um maior risco de danos, causando um efeito dominó na cadeia de fornecimento que se traduz em mais carrinhas na estrada para entregar os presentes em casas por toda a Europa.

A DS Smith calculou que haverá 2,2 milhões de viagens extra feitas por carrinhas de distribuição durante o período de Natal para entregar estes 224 milhões de presentes adicionais. No entanto, devido ao packaging excessivo nos 4 mil milhões de presentes que estão a ser comprados online, serão feitas quase 590 mil viagens que poderiam ser evitadas, causando uma emissão adicional de 11.400 toneladas de CO2.

Além disso, 36% dos consumidores disseram que esperariam obter uma troca gratuita caso o presente chegasse danificado, enquanto que 34% afirmaram que dificilmente voltariam a comprar ao retalhista e 40% que solicitariam um reembolso.

Relativamente aos prazos de entrega, os clientes continuam a exigir um elevado nível de excelência, apesar dos efeitos da pandemia: 31% das pessoas assumiram que seria pouco provável comprar novamente a um retalhista no caso da sua encomenda chegar atrasada, enquanto que 22% das pessoas cancelariam um pedido se soubessem que o presente chegaria com atraso.

Como o presente chega também é importante: quase um terço (32%) dos consumidores afirmaram que as embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​são características que consideram particularmente importantes. Da mesma forma, 36% acreditam que as embalagens devem ter o tamanho certo para se ajustarem aos produtos e que qualquer espaço vazio deverá ser reduzido ao mínimo.

Como resultado, a DS Smith está a apelar aos retalhistas que invistam em embalagens sustentáveis ​​e eficientes, perante as previsões de um Natal recorde, para garantir que os presentes cheguem com segurança e no prazo estimado.

Stefano Rossi, CEO da Divisão de Packaging da DS Smith, destaca que O Natal é normalmente uma época em que nos reunimos com a família e amigos para celebrar, mas com a Covid-19 a afetar as nossas celebrações tal como as conhecemos, muitas pessoas estão a recorrer à Internet para comprar e enviar presentes como demonstração do seu afeto. Isto, aliado ao rápido crescimento do e-commerce durante o período de confinamento, está a exercer uma pressão sem precedentes sobre as operações logísticas. Utilizar um packaging mal desenvolvido tem consequências: acarreta mais viagens, o que significa que os presentes demoram mais a chegar do ponto A ao B. As empresas devem considerar cuidadosamente como embalam os produtos de forma eficaz e com materiais de embalagem sustentáveis e a ajuda está facilmente acessível.”.

No entanto, um bom packaging não é necessário apenas no Natal. Uma pesquisa adicional revelou que mais de dois quintos (45%) dos consumidores estão preocupados com a sustentabilidade devido ao uso de embalagens excessivas. A mesma pesquisa mostrou que 66% mudariam onde compram se isso significasse usar menos embalagem e 41% afirmaram que gostariam que a produção do packaging tivesse um impacto reduzido no meio ambiente.