Após o sucesso da primeira edição, com 420 propostas artísticas recebidas de 22 países do mundo inteiro, a Niepoort decidiu abrir novamente candidaturas para o concurso criativo Nat Cool. 

As regras e os objetivos passam por interpretar um rótulo de uma garrafa de vinho Nat Cool, dando largas à criatividade individual, e incorporando os valores de leveza e “descomplicação”. No rótulo original do artista Francisco Providência, a barra e os olhos são o único elemento constante desta tela em branco.

NATCOOL CONTEST

“Acima de tudo, o que mais nos move neste concurso criativo da Nat Cool é o entusiasmo ao perceber o envolvimento das pessoas com a marca”, explica Dirk Niepoort, a quinta geração à frente desta casa centenária produtora de vinhos em cinco regiões vitivinícolas.

Até dia 11 de junho, cada pessoa pode enviar uma proposta de rótulo para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., através de fotografia ou digitalização, em dimensão A4. As regras encontram-se no site www.natcoolcontest.com. Não é indispensável ter uma garrafa Nat Cool para poder submeter o rótulo a concurso – pode fazer ‘download’ do rótulo e dar-lhe a roupagem artística que entender.

O vencedor receberá 500 euros em vinhos Niepoort, e verá o seu rótulo ganhar vida nas garrafeiras, aquando do lançamento do próximo Nat Cool, em 2022. Além deste prémio, ganhará também uma ‘sweat-shirt’ com capuz da Nat Cool. O segundo lugar terá direito a 300€ em vinho, e uma T-shirt Nat Cool, e o terceiro lugar receberá 100€ em vinho e um Tote bag Nat Cool. 

O júri, composto por Dirk Niepoort, presidente da Niepoort, por Joana Emídio, designer da Niepoort, por Tiago Dias da Silva, director-geral da Quinta Maria Izabel, no Douro, e por Le Brimet, Co-Fundador e Diretor Criativo da CLINK, deliberará qual dos rótulos traduz melhor o espírito “cool e funky” dos vinhos Nat Cool.

O Nat Cool é um conceito criado em 2015 pela Niepoort que consiste num movimento de união entre vários produtores nacionais e internacionais, com o objectivo de criar vinhos leves, com pouco grau alcoólico.

O primeiro, o “White Mug”, foi feito em 2015, na região dos vinhos verdes. Seguiu-se, em 2016, o ‘Drink Me’, na Bairrada, que procurou mostrar um lado diferente e elegante da casta Baga. O espírito Nat Cool é um espírito livre, em que a única regra é “curtir a vida”. Por isso, as garrafas de Drink Me são de 1 litro.