Um terço dos acionistas da Amazon (35%) manifestaram apoio a uma proposta que pedia à empresa que reduzisse a quantidade de plásticos utilizados nas suas operações, na assembleia geral anual da empresa.

A proposta, apresentada pela As You Sow e pela Green Century Funds, diz que o "uso substancial e crescente de embalagens de plástico" da Amazon expõe a empresa a um risco financeiro e reputacional devido às toneladas de plástico que acabam nos oceanos e no ambiente, prejudicando a vida selvagem e os ecossistemas marinhos. A proposta pedia à empresa que divulgasse quanto das suas embalagens acabam no meio ambiente, que divulgasse estratégias ou metas para reduzir o uso de embalagens de plástico e avaliasse as oportunidades de redução drástica da quantidade de plásticos utilizados nas embalagens.

Amazon Robotics

"Estamos satisfeitos que mais de um terço das acionistas apoiem o nosso pedido de divulgação básica de dados de produção de plástico e resíduos na Amazon.com", disse Conrad MacKerron, vice-presidente sénior da As You Sow. “Sabemos por experiência própria que a administração presta especial atenção aos votos que ultrapassam os 20%, uma vez que tendem a refletir não só o apoio de investidores progressivos do ESG, mas também investidores mainstream que querem limitar o risco de reputação à empresa."

"Uma razão central para termos apresentado a proposta foi a falta de vontade da empresa em falar connosco", acrescentou MacKerron. "Esperamos que este resultado de votação conduza a um diálogo de boa fé com a empresa sobre o âmbito do uso de plástico e como pode mover-se para reciclar a maioria dos seus resíduos de plástico a curto prazo e reduzir o uso global de plástico a longo prazo."

Outras cinco empresas globais receberam a mesma proposta da As You Sow e concordaram em reduzir o uso de plástico virgem. A Keurig Dr Pepper vai cortar o uso de plástico virgem em 20% até 2025 e a Mondelez comprometeu-se a uma redução absoluta de 5% no plástico, incluindo um corte de 25% no plástico virgem nas embalagens de plástico rígido. A PepsiCo, a Target e a Walmart concordaram com cortes que ainda estão a ser finalizados e serão divulgados ainda este ano.