O projeto TransforMAR está de regresso e irá marcar presença, durante dois meses consecutivos, em 15 praias de norte a sul do país, no decorrer desta época balnear. O plástico recolhido será convertido em valor e devolvido à comunidade através de um donativo monetário a IPSS locais.

O objetivo é sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

TransforMAR2020 Santo Amaro Oeiras

Cada praia selecionada terá um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal. O referido depósito conta ainda com uma explicação da nova sinalética de praia - semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus COVID-19.

A Brigada do Mar junta-se à iniciativa e dará ao projeto um passo diferenciador, alargando a sua duração: a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano. Simão Acciaioli, Presidente da Brigada do Mar afirma, "A parceria vai-nos permitir continuar a descontaminar uma vasta área da costa portuguesa assim como concretizar a ambição de atuar em novas zonas fortemente afetadas pela poluição marinha. O resultado destas ações de forma continuada e consistente, onde habitualmente recolhemos cerca de duas toneladas por dia, irá ter um impacto extremamente positivo na biodiversidade e no complexo dunar da costa portuguesa”.

O projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.