A Tetra Pak quer alcançar zero emissões de GEE na totalidade da sua cadeia de valor até 2050.

Para isso, compromete-se a alcançar zero emissões líquidas de carbono nas suas operações até 2030. A empresa estabeleceu objetivos de redução de emissões alinhados com a meta de 1,5°C, de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBT), nos âmbitos 1, 2 e 3.  

Tetra Pak

De forma a alcançar este objetivo, a empresa vai centrar-se em quatro áreas chave: 

  • Diminuir as emissões relacionadas com o consumo de energia, assim como da instalação de soluções de energia solar fotovoltaica e aquisição de energias renováveis. A Tetra Pak investiu mais de 16 milhões de euros na área da eficiência energética desde 2011 e conseguiu aumentar a sua utilização de eletricidade renovável de 20% em 2014 para 69% em 2019, esperando alcançar o objetivo de 80% em 2020. Esta jornada evolve a instalação de painéis solares em todas as unidades e operações da empresa, assim como a aquisição de certificados renováveis.
  • Associar-se a fornecedores e outras partes interessadas, aumentando a utilização de materiais renováveis e reciclados.
  • Acelerar o desenvolvimento de embalagens e equipamento mais sustentáveis, para alcançar o objetivo de criar embalagens totalmente recicláveis, fabricadas apenas a partir de materiais renováveis ou reciclados, assim como de instalar linhas de processamento e embalagem com uma pegada de carbono mínima.
  • Desenvolver cadeias de valor de reciclagem sustentável, através da colaboração com clientes, empresas de gestão de resíduos, empresas de reciclagem, municípios, associações industriais e fornecedores de

De acordo com Ramiro Ortiz, Diretor-Geral da Tetra Pak Iberia, “Há dez anos estabelecemos a meta de reduzir as emissões de carbono da totalidade da nossa cadeia de valor em 2020 aos níveis registados em 2010, assegurando simultaneamente o crescimento dos nossos negócios. Tal resultou numa economia de 12 milhões de toneladas de emissões de GEE até à data. Acreditamos firmemente que, graças ao nosso compromisso para com a inovação e colaboração, nos encontramos no caminho certo para alcançar o nosso ambicioso objetivo de zero emissões até 2050”.  

Desde 1999, a Tetra Pak avalia e mede anualmente o consumo energético e as emissões de gases com efeito de estufa em toda a organização. Além disso, as emissões de GEE da empresa são auditadas por uma entidade independente desde 2013.