A FTA Europa, Associação Europeia de Empresas de Flexografia, com o apoio da Intergraf, a Federação das Associações da Indústria Gráfica, alerta para a escassez de álcool etílico para a produção de embalagens alimentares.

O álcool etílico é um material crítico para a produção de material de embalagem impresso e, por conseguinte, para a produção de embalagens alimentares. O álcool etílico é usado na impressão de flexografia em processos para diluir tintas e limpar máquinas. Também é usado para a produção de desinfetantes, cuja procura aumentou significativamente com a propagação do COVID-19, suscitando preocupações de escassez.

Enquanto o fornecimento de álcool etílico deve ser assegurado para fins sanitários, em particular em medicina, o seu abastecimento para a produção contínua de embalagens alimentares também deve estar disponível.

Sem embalagem, os alimentos não podem chegar ao consumidor final. Nestas circunstâncias excecionais, a prioridade é assegurar a continuidade das empresas para a oferta de bens de consumo que são vitais para a população. A comida é um deles. É fundamental que o fornecimento de alimentos à população europeia seja salvaguardado. Por conseguinte, deve evitar-se qualquer perturbação da cadeia de abastecimento.